Leilão da Polícia Federal: saiba como funciona

Leilão da Polícia Federal: saiba como funciona

Todos os dias inúmeros produtos adentram aos pátios da Receita Federal, em geral vindos de buscas e apreensões – camisetas, tênis, cigarros, joias e itens eletrônicos. E o destino? Todos vão para o famoso leilão da Polícia Federal.

Anúncios

Corriqueiramente a Receita Federal realiza leilões dos itens apreendidos para arrecadar verba para os cofres públicos; e para participar é mais simples do que você imagina. Veja neste artigo o guia completo sobre o Leilão da Receita Federal.

Como funciona o Leilão da Polícia Federal?

Os itens apreendidos pela Polícia Federal, são encaminhados para os pátios do órgão e posteriormente leiloados. Visto que todo cidadão pode participar, basta apenas obedecer alguns requisitos.

Anúncios

Não somente itens pequenos estão inclusos no leilão da Polícia Federal, carros conversíveis e modelos de luxo também fazem parte dos lotes. Todos são leiloados, e quem der o maior lance leva.

Anúncios

Todos os produtos barrados e recolhidos são oriundos de adesão ilegal ao país; isto é, encomendas que entram de maneira ilegal, sem declarar impostos; em grande maioria os produtos vêm da Ásia.

Então, de vez em quando, os lotes apreendidos são leiloados; e é estipulado um tempo mínimo, e os lances são apresentados; e tal como no leilão convencional, quem estiver com maior lance no ‘dou-lhe três’, vence!

Leia mais: É possível vender carro de leilão? Conheça todas as regras

Qualquer pessoa pode participar?

Não exatamente. Em geral pessoas físicas e jurídicas podem participar dos leilões da Polícia Federal; entretanto, tal como nos artigos de leilão de automóveis, é interessante ler o edital.

Visto que nem todos os editais abertos pela Receita Federal liberam a participação de pessoas físicas no leilão; em alguns casos apenas pessoas jurídicas têm permissão de cadastro.

Ademais, é necessário estar em dia com a Receita Federal. E, assim, poder ter a chance de participar do leilão da receita. Em geral os leilões são presenciais, mas há aqueles eletrônicos, que abrangem uma maior quantidade de usuários.

Consultar Leilão da Polícia Federal

É possível consultar o leilão da Polícia Federal através do próprio site. A fim de saber quais serão os próximos, quantidade de lotes disponíveis e conteúdos de cada lote.

Sendo necessário apenas adentrar no portal da Receita (link disponibilizado no próximo tópico) e averiguar as últimas notícias; os estados que ocorrerá os leilões e dias.

Como participar do Leilão da Polícia Federal?

É necessário adquirir um certificado digital, que é comprado em sites externos. Inúmeros sites na Internet vendem esse tipo de certificado e não custa muito caro. Além disso, é necessário ter consigo o código de acesso – obtido através do Portal da Receita Federal.

Visto que o código de acesso é válido apenas por dois anos; depois é necessário renová-lo. Veja o passo a passo de como obtê-lo de acordo com os dados da Receita.

E então, é necessário portar os documentos acima e realizar o cadastro através do site oficial da Receita; isto quando ocorrer a abertura dos editais de leilão da Polícia Federal.

Ademais, é simples e rápido cadastrar e participar do Leilão da Polícia Federal.