Depressão e ansiedade tem acometido uma boa parte social nos últimos anos. São diversas pessoas que afastam-se das suas jornadas de trabalho para tratarem-se dessas doenças que afetam o seu dia a dia em tarefas necessárias. Sabendo disso, tornou-se possível conseguir um benefício previdenciário, mais conhecido como AUXÍLIO-DOENÇA, para proteger financeiramente as pessoas nesses casos.
Advertenties
A seguir, você ficará por dentro de todas as informações acerca disso, inclusive sobre o processo de solicitação.
Fique ligado, leia com atenção e saiba ao certo como você pode receber o seu apoio em dinheiro.
Advertenties
O que é o auxílio-doença
O AUXÍLIO-DOENÇA é um dos benefícios previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no entanto, por ser um benefício previdenciário e não assistencial, ele atende, dentro de certas condições: apenas aqueles que são segurados, ou seja, que contribuem com a instituição, podem recebê-lo.
Advertenties
Todos os meses, os trabalhadores brasileiros destinam uma porcentagem dos seus salários para o INSS (aqueles que trabalham formalmente, os MEIs, etc.). Esse pagamento ao instituto será para aposentadoria futura do indivÍduo ou para casos como esse onde um benefício precisa ser concedido.
Sendo assim, trabalhadores contribuintes (que são chamados de segurados) que estão temporariamente incapacitados do exercício de trabalho por problemas de saúde, podem receber o seu benefício de auxílio-doença desde que se encaixem em certos requisitos antes. Sendo aprovado, a pessoa passará a receber o suporte financeiro pelo tempo inabilitado.
Zie ook: Applicaties die de bloeddruk meten.
Quais os critérios para recebê-lo
Para receber o AUXÍLIO-DOENÇA, seja por depressão, ansiedade ou outros motivos, é preciso cumprir certas condições necessárias:
- Em primeiro lugar, o segurado deverá ter contribuído com o INSS por, pelo menos, 12 meses (salvo algumas exceções);
- É preciso comprovar, por meio de laudos médicos, a incapacidade temporária para o trabalho;
- Passar por uma avaliação do INSS que comprove isso novamente;
- Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias consecutivos (nos casos daqueles que tem carteira assinada).
Como solicitar o auxílio-doença
Estando ciente das condições, para solicitar o AUXÍLIO-DOENÇA o processo é o seguinte: você pode escolher entre o site do Meu INSS e a Central 135. Lembre-se que terá que ter em mãos um laudo do seu médico falando da incapacidade; a partir daí, agende a sua perícia médica no INSS pelos meios informados; no momento da perícia, você será avaliado também por um médico do INSS que testificará a sua incapacidade temporária laboral; os documentos precisam estar legíveis, com data de emissão, início de repouso e o prazo. Deve conter informações sobre a doença também.
Dessa forma, ao consultar-se antes de ir ao INSS, é importante falar claramente com o médico sobre este laudo; na perícia será estabelecido o prazo do auxílio e este ainda poderá ser prorrogado.
Uma boa recomendação é procurar um advogado, o CRAS do seu município ou o RH da empresa que você trabalha se este for o caso.
Por fim, não há motivos para preocupação, pois havendo necessidade do benefício, o médico notará isso na consulta e estará aberto para tomar a iniciativa do laudo. O RH da sua empresa ou Centro de Referencia de Assistência Social também serão totalmente solicitos ao notar as suas condições de saúde.
O fato é que hoje em dia, felizmente, as pessoas tem uma mente aberta a realidade das doenças emocionais, cientes de que podem ser tão incapacitantes quanto as doenças físicas.
Se essa é a sua situação, use o tempo em que receberá o seu auxílio para investir na sua saúde, buscar tratamento, mudar de carreira se é o trabalho uma das causas para esse estado e buscar meios para um novo recomeço.
Nunca subestime a importância do acompanhamento médico e a disciplina com o tratamento. Remédios e terapia são fatores determinantes na cura dessas doenças.
Por último passos corretos são: agende uma consulta médica com um profissional psiquiatra. Esse é o primeiro passo para ter um diagnóstico; com o diagnostico em mãos, busque o setor RH da sua empresa, a instituição CRAS ou um advogado da área trabalhista. As coisas irão se encaminhar a diante de acordo com esses passos tomados. Caso você prefira, solicite a perícia sozinho após a consulta no médico apenas acessando o site Meu INSS ou pela Central 135.
Zie ook: Ontdek hoe u geld kunt verdienen door formulieren in te vullen op Google Mijn Bedrijf